Nesse vídeo Todd Phillips, dirteor de Coringa, disseca a sequência inicial do filme.
*** CONTÉM SPOILERS ***
O crítico Pablo Villaça (@pablovillaca), diretor do portal Cinema em Cena (www.cinemaemcena.com.br), fala sobre as virtudes do cinema brasileiro, cita títulos espetaculares e explica por que nossa produção é uma das melhores do mundo.
Nessa lista elaborada por ele você tem noventa filmes brasileiros para conhecer mais sobre o nosso cinema e, principalmente, que valem ser assistidos: https://diariodebordo.cinemaemcena.com.br/?p=677
Em maço de 2019 o Cineasta Spike Jonze abraçou mais um desafio para a sua carreira (e precisa?): rodar ao vivo no programa The Late Show with Stephen Colbert um vídeoclipe todo em plano sequência. Aqui você vê o Making Of e o vídeo pronto.
MAKING OF:
'Woman'by Karen O & Danger Mouse:
Em entrevista ao Trip TV o documentarista fala sobre o debate que se abre quando opta por retratar seu estrato social, a ligação de seu filme com o Brasil contemporâneo e seu desejo de revolucionar à maneira de contar histórias.
Um poucos dos bastidores das filmagens de "Rocket Man"! ;o)
Em 2015, Lea Salonga e Brad Kane se reuniram num programa matinal norte-americano para, novamente cantarem em dueto "A Whole New World", a canção mais icônica da animação "Alladin" da Disney. Reunidos novamente pela primeira vez após 23 anos! O filme foi lançado originalmente em 1992.
É isso que nós queremos! Nos emocionar!
Um olhar sobre o filme Her (2013) do diretor Spike Jonze e o uso do espaço para mostrar a solidão em uma cidade grande.
Com a palavra Eduardo Coutinho.
Hitchcock é um mestre da mise-en-scene. Seus filmes são muito divertidos de analisar porque não há acidentes em termos visuais; tudo é planejado e tem um propósito. Preste especial atenção às diferenças entre o apartamento de Jimmy Stewarts e o mundo fora de suas janelas.
A intimidade em câmera lenta de Wong Kar-wai.
Arte inspira o cinema, o cinema inspira arte. Nesse vídeo vemos filmes inspirados em pinturas famosas ao longo da história.
a serie da HBO, "True Detective" já ganhou todo tipo de elogios geralmente voltados para a série de drama, graças aos seus visuais impressionantes, visão de mundo negra e das atuações de Woody Harrelson e Matthew McConaughey.
E em um dos seus momentos mais emblemáticos o diretor Cary Fukunaga construiu um Plano Sequência de 6 minutos de duração, que segue Cohle em um assalto dentro de um conjunto habitacional, através de uma série de tiroteios para escapar da polícia, através de casas, sobre uma cerca e finalmente no carro de Hart.
É o tipo de plano incrível que vale a pena assistir de novo e de novo para captar todos os detalhes e, além disso, confunde a linha entre a televisão e o cinema.
A editora de filmes Margaret Sixel recebeu mais de 480 horas de filmagens para criar o MAD MAX: FURY ROAD. A edição final durou 120 minutos e consistiu em 2700 planos individuais. São 2700 decisões consecutivas que devem fluir sem problemas e imergir o espectador. 2700 decisões que devem orientar e revelar a história de maneira clara e concisa. Um corte ruim pode arruinar um momento, uma cena ou o filme inteiro.
Um dos muitos motivos pelos quais MAD MAX: FURY ROAD é tão bem-sucedido quanto um filme de ação é o estilo de edição. Usando as técnicas "Eye Trace" e "Crosshair Framing" durante as filmagens, o editor pode manter as importantes informações visuais vitais em um ponto... o Centro do Quadro. Como quase todas as cenas foram enquadradas no centro, compreender a ação não exige caça de cada nova tomada para o ponto de interesse. O espectador não precisa de 3 ou 4 quadros para descobrir onde procurar. É como assistir a um velho flip book desenhado à mão. Está sempre no mesmo lugar!
As cores impacatam nas nossa percepção sobre uma filme, acessando emoções, criando sensações e ajudando a contar uma narrativa.
Nesse vídeo, vemos como as escolhas das cores em um filme afetam a audiência e podem transmitir idéias como amor, violência, ternura e destruição.
Os diretores têm várias possibilidade de proporções (Aspecto Ratio) para escolher em um filme.
Mas como essa escolha impacta na audiência?
Nesse vídeo, podemos ver os efeitos temáticos que cada proporção diferente pode ter no público. (Vídeo em Inglês)
No curta-metragem Cooking Up a Storm , editado por Lucas Harger, o processo de preparar uma refeição é imaginado como um análogo de uma tempestade. É um conceito inteligente, mas a execução é o que coloca esse projeto no topo.
A ideia desse projeto é trazer um outro conceito para maneira de mostrar comida. O editor traduz nesse trabalho de como pensou na estrutura da calmaria antes da tempestade, a tempestade em si e a calma após a tempestade - o produto acabado.
Fonte: https://blog.filmsupply.com/articles/how-lucas-hargers-editing-created-a-storm/14/
Nas palavras de Tarkovski, “a imagem cinematográfica nasce durante a filmagem e ela só existe no interior do plano. [...] Dessa maneira, a montagem articula planos já preenchidos pelo tempo para compor o filme, tornando-o um organismo vivo e unificado, cujas artérias contêm esse tempo nos diferentes ritmos que lhe dão vida”
Whiplash - Uma montagem que se destacou e é considerada um case de sucesso da década.
Bohemian Rhapsody - Embora o filme tenha levado o Oscar de melhor Edição nesse ano, existe um grande questionamento sobre as escolhas de montagem do filme.
Pequeno artigo que trata sobre o Design Sonoro.
Vale sempre a pena pensar nas sutilezas, nuances e também lembrar que o silêncio
"Por exemplo, se acompanhada do barulho certo, a imagem de uma porta se fechando pode indicar o estado emocional da pessoa que a fechou."
https://www.omelete.com.br/filmes/o-som-no-cinema-criando-emocoes-com-efeitos-sonoros
REGRA DE OURO: "Cada um no seu quadrado".
As regras podem variar de acordo com o projeto e o tamanho da produção mas o bom senso, a cortesia e a educação sempre devem prevalecer.
http://cinematografico.com.br/2016/03/postura-de-set-o-que-fazer-ou-nao/
Algumas plataformas que otimizam a inscrição em Festivais:
Páginas do Facebook:
O Trello é uma ferramenta muito boa para gerenciamento de projetos. É um sistema de quadro virtual para gerenciamento de tarefas que funciona na nuvem, tanto para desktop quanto para smartphone. Você pode compartilhar os seus projetos com a sua equipe e evitar ruídos e perda de informações que normalmente acontecem com ferramentas como e-mail e Whatsapp.
O Trello possui versão gratuita, que funciona muito bem, e uma versão paga. Você ganha créditos para usar a versão paga quando convida mais pessoas para a plataforma.
Trello: http://www.trello.com
Material complementar selecionado pelo Prof. Bernardo Silvino.
https://drive.google.com/open?id=1udjUoXq2cyZRT8-n_W6zqpdLSFDbCFXv